BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ALGUNS ESPORTES

http://www.mundoeducacao.com.br/educacao-fisica/
FUTEBOL

O futebol é o jogo coletivo mais praticado em todo o mundo. O mais antigo vestígio do esporte é proveniente da China, por volta de 3000 a.C. Na Grécia Antiga e na Roma, era uma prática exclusivamente masculina. Em Florença, na Idade Média, se usavam as mãos e os pés. Já na Gália e na Bretanha, os jogadores davam socos e rasteiras nos adversários. O esporte obteve um grande avanço na Inglaterra. Nesse país, o jogo ganhou regras claras e objetivas, além de ser organizado e sistematizado.

Em 1904 foi dado o passo mais importante para o desenvolvimento do esporte: a criação da FIFA (Fédération Internationale de Football Association). A FIFA, entidade máxima do futebol, surgiu a partir da união das associações de futebol de vários países. Atualmente a FIFA possui sua sede na cidade de Zurique, Suíça.

O futebol é praticado em um campo retangular de 90 a 120m de comprimento por 45 a 90m de largura. O campo é dividido em duas partes, cada time fica com uma. O objetivo básico do jogo é conduzir a bola até o gol adversário utilizando apenas os pés. Cada time é composto por 11 jogadores. Os goleiros são os únicos que podem pegar a bola com as mãos, dentro de uma área delimitada. Não são permitidas jogadas violentas, caso ocorram, o juiz poderá marcar faltas. Cada partida é dividida em dois tempos de 45 minutos, sendo também possível o acréscimo de alguns minutos extras.

Provavelmente, o futebol se tornou tão popular devido ao fato de que, para realizar o esporte, são necessários poucos equipamentos e recursos. De fato, a popularização desse esporte é uma tendência mundial.


ESP
ORTES EX-OLÍMPICOS
O rúgbi: um dos esportes que um dia fizeram parte das competições olímpicas.

Ao longo dos anos, as olimpíadas modernas sofreram diversas modificações nos critérios de seleção dos esportes aptos para o evento. Atualmente, o COI (Comitê Organizador Internacional) estipulou critérios de competitividade e popularidade para que certos esportes pudessem estrelar os Jogos Olímpicos Modernos. No entanto, nas primeiras décadas da organização dos jogos, algumas modalidades tiveram a oportunidade de disputar a tão famosa medalha de ouro.

Nos Jogos Olímpicos de Estocolmo (1912) o arremesso de dardos e disco com as duas mãos agitou as competições de atletismo. No entanto, a similaridade com a modalidade com uma só mão acabou sendo a única permitida. Depois da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) a modalidade foi banida dos jogos e, por isso, teve sua história restrita aos jogos de Estocolmo.

Outra modalidade que teve problema com o número de mãos utilizado foi o levantamento de peso. Nas três primeiras edições dos jogos, havia uma modalidade onde o (corajoso) atleta deveria levantar o peso com uma única mão. Apesar de ser uma grande demonstração de força, a modalidade era praticada por poucos e causava muitos acidentes. Por isso, os organizadores preferiram a modalidade de duas mãos como a única oficial.

O arremesso de peso, que hoje é considerado um esporte olímpico, teve que sofrer algumas modificações para não perder sua preciosa vaga nos jogos. Anteriormente, essa modalidade era disputada como arremesso de pedra de 6,4 quilos. A competição aconteceu nas Olimpíadas de Saint Louis (1904) e fazia referência a uma folclórica competição britânica.

Brincadeira de criança também já valeu medalha olímpica. Até hoje muito popular nos quartéis generais, o cabo-de-guerra foi disputado nas primeiras edições dos jogos, até 1920. No entanto, eram poucos os que se dedicavam com freqüência à prática desse “esporte”. Nas Olimpíadas de 1908, por exemplo, três diferentes corporações militares da Inglaterra ocuparam o pódio da competição.

O preparo físico e a habilidade técnica sempre foram um dos importantes itens exigidos de um verdadeiro atleta olímpico. No entanto, a comissão organizadora das Olimpíadas de Londres (1908) decidiu liberar uma competição de motonáutica. A “moto-competição” foi conquistada por ingleses e franceses. Depois disso, nenhuma outra modalidade com motores mecânicos foi permitida nas Olimpíadas.

Dois esportes bastante conhecidos do público geral também não fazem mais parte das modalidades olímpicas. O golfe, devido sua origem elitista, ainda é um esporte destinado para poucas pessoas e, por isso, só participou das Olimpíadas entre os anos de 1900 e 1924. O rúgbi – apesar de não possuir essa mesma barreira econômica – não alcança o mínimo de setenta países que regularmente praticam este esporte.

Outro “esporte das elites” que não durou muito tempo nos Jogos foi o pólo. Não só pela sua baixa popularidade, mas também pelos altos custos que exigiam o tratamento dos sete cavalos utilizados por cada uma das equipes. Durante o tempo em que integrou as modalidades olímpicas, durante cinco edições, o pólo rendeu medalhas para os ingleses e argentinos.

O críquete é um outro esporte de relativa popularidade que não conseguiu ocupar uma vaga olímpica. A popularização do esporte é bastante complicada, tendo em vista que uma partida de críquete pode durar horas a fio. Em tempos de competições cada vez mais ágeis, esse esporte não consegue angariar novos praticantes ao redor do mundo. Nos jogos de 1900, somente a França e a Inglaterra inscreveram-se para disputar a modalidade.

O ciclismo é uma modalidade de bastante prestígio nos jogos olímpicos modernos e se desdobra em diferentes tipos de competição. Nas Olimpíadas de Atenas (1896), os organizadores dos jogos tentaram instituir uma nova competição ciclística onde os atletas deveriam pedalar doze horas a fio. O desafio homérico foi enfrentado por sete corajosos participantes. No fim da competição, apenas dois heróis cumpriram o desafio e o ciclismo de doze horas nunca mais foi disputado.


ESC ALA DA
A escalada é um esporte que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo. Pode ser praticada tanto individualmente como em grupo e tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração.

Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo). Na escalada a pessoa deve encontrar diferentes meios para ultrapassar os obstáculos, seja em montanhas ou na parede de uma academia.

A escalada de bloco consiste em subir uma rocha ou um muro de treino, onde se privilegia mais a força física de explosão.

A escalada tradicional caracteriza-se pelos pontos de segurança fixados nas paredes a subir.

Na escalada artificial, o escalador recorre a aparelhos tais como estribo, grampos, móveis, para auxiliar na sua progressão.

Um dos principais aspectos que atrai na escalada, é o fato de poder ser praticada em qualquer cidade, já que pode ser praticada em qualquer lugar que possua uma parede de alpinismo

O surgimento da escalada se deu nos anos 70, com a idéia de um ucraniano. Durante um rigoroso inverno, esse pendurava pedras em sua parede para realizar seus treinos. A idéia logo se propagou entre os escaladores locais, aparecendo então a escalada esportiva.

O primeiro campeonato mundial ocorreu na Itália no ano de 1985. O obstáculo foi uma parede natural. Já em 1987, o campeonato utilizou-se de uma parede artificial.

Os equipamentos básicos utilizados na prática do esporte são: cordas, sapatilha para escalada, capacete. As cordas têm a função de proporcionar segurança ao praticante. As sapatilhas propiciam equilíbrio.

No Brasil, a escalada começou a ser praticada no final da década de 80.


CAMINHADA

Dentre os exercícios aeróbicos, a caminhada é uma das atividades desportivas que possui maiores qualidades. É uma atividade física que possui baixo custo, pode ser realizada em qualquer lugar, além de que todas as pessoas podem praticá-la, exceto quando apresenta limitações físicas.

Por ser um exercício muito simples não requer equipamentos ou roupas específicas, porém é interessante utilizar um tênis adequado, a fim de que o impacto não cause lesões.

As pessoas são mais eficientes durante a caminhada do que durante o ciclismo ou a natação. É essencial que a caminhada se estenda por vinte minutos para favorecer um melhor condicionamento físico, praticando-a três vezes por semana, fazendo um alongamento dos membros superiores e inferiores antes e depois. Alguns cuidados devem ser tomados como não praticá-la em jejum, beber água antes, durante e depois e manter o ritmo.

A caminhada é aconselhada a idosos, portadores de doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto. Auxilia também no tratamento de depressão.

Caminhar ajuda a perder peso, melhorar o condicionamento físico, fortalecer os músculos das pernas e bumbum, reduzir a pressão sanguínea e trabalhar a função cardiovascular. O gasto calórico é de 200 a 400 Kcal/hora e a queima de gorduras depende do sexo, idade e metabolismo.

A caminhada pode oferecer risco em casos de falta de acompanhamento médico, ritmo muito intenso, ou se caso os batimentos cardíacos ultrapassarem 75% a 80% da freqüência normal.


BASQUETE
basquete, como é conhecido no Brasil, é um esporte criado em 1891 pelo pastor canadense presbiteriano e também professor de educação física da Associação Cristã de Moços, James Naismith. O nome em inglês, basketball, significa bola no cesto. É um dos esportes mais populares do mundo.

O jogo é disputado por duas equipes de cinco jogadores que tem por objetivo passar a bola por dentro do cesto disposto nas extremidades do campo. Os cestos ficam a uma altura de três metros e cinco centímetros. Os jogadores batem a bola contra o chão caminhando dentro do campo, podendo repassá-la a um jogador da equipe.
O primeiro jogo de Basquete ocorreu em 20 de janeiro de 1892, quando cada equipe, composta por nove jogadores, era assistida apenas por funcionários da ACM (Associação Cristã de Moços).

O basquete feminino se iniciou em 1892, com a adaptação das regras propostas pela professora de Educação Física, Senda Berenson.

No Brasil, a prática do Basquete iniciou em 1906, quando o esporte foi instituído na Escola Normal de São Paulo pelo professor Oscar Thompson.

O objetivo do jogo é colocar a bola no cesto da equipe adversária, marcando pontos. O jogo é iniciado com o lançamento da bola no ar. A duração é de quatro períodos de dez minutos, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período.

O basquete é um exercício que requer força nos ombros e coxas. É um bom exercício cardiovascular, o risco de lesões consiste na entorse de tornozelo e colisões com outros jogadores.
O gasto calórico em uma hora de jogo é de 600 calorias. Pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques e escolas. É importante beber bastante líquido antes e durante o jogo.

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.

A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, já que o Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico durante o século XVI, quando Portugal enviou escravos para a América do Sul, oriundos da África Ocidental.

A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário.

O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. Na roda de capoeira o praticante manifesta seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade.

A capoeira desenvolveu-se principalmente na Bahia e difundiu-se por vários estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.

BALONISMO

O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. O esporte que proporciona ao praticante a sensação de ficar mais próximo do céu possui adeptos em todo o mundo, no Brasil tem ganhado popularidade.

A existência do balonismo data cerca de dois mil anos. A primeira tentativa de vôo com um balão de ar quente no Brasil foi feita pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709.

Em razão da evolução das técnicas de vôo, a utilização do balão se tornou mais segura para aqueles que se aventuram no esporte.

O nascimento do balonismo ocorreu no ano de 1783, quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, realizaram o primeiro teste com um balão. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época.

O primeiro vôo de balão no Brasil aconteceu no ano de 1885. Em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil.

Atualmente existem campeonatos do esporte do por todo o mundo. Algumas das provas de balonismo são: Fly In, Fly On, Caça à Raposa, Key Grab.

De acordo com o campeão brasileiro de balonismo, Rubens Kalousdian, o esporte pode ser praticado por qualquer pessoa. Mas é restrito a um pequeno grupo de pessoas, devido o equipamento ser caro. Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies.

O balão é divido em algumas partes independentes, tais como: envelope, maçarico, cilindro, cesto. O combustível utilizado pelos balões é o propano. A ventoinha é utilizada para encher o balão com ar frio.

CANOAGEM


A canoagem é um esporte náutico, praticado com canoa ou caiaque. Em razão de sua tradição e organização, é considerada como um dos principais esportes olímpicos. Surgiu na Groelândia, onde canoas eram usadas por esquimós como veículo de pesca e trabalho.

As canoas foram desenvolvidas primeiramente pelos povos nativos da América do Norte. A palavra canoa origina-se da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa construída de tronco de árvore.

Enquanto esporte, a canoagem tem pouco tempo de existência. Participou pela primeira vez dos jogos Olímpicos na Alemanha, em 1936. Dentre as várias modalidades existentes, destacam-se: o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom. As duas últimas modalidades olímpicas.

No Brasil, o esporte é regulamentado pela CBC (Confederação Brasileira de Canoagem), responsável por organizar as competições e determinar os campeões de cada modalidade. A Confederação Brasileira de Canoagem foi instituída em 1988.

A Canoagem Velocidade, apresenta-se em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade.

A Canoagem Slalom, modalidade olímpica desde 1992, é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros.

A canoagem turismo e aventura é uma especificidade que não se inclui nos padrões de esporte de competição. Seu objetivo principal é a aproximação do homem com a natureza. De acordo com especialistas e adeptos do esporte, o mesmo proporciona benefícios físicos e psicológicos.

CICLISMO

A bicicleta é um meio de transporte utilizado por muitas pessoas, tanto para chegar ao trabalho, escola, universidade, como em passeios entre amigos. Mas, além disso, o ciclismo pode ser usado para manter a forma física. Quando praticado de forma correta, os benefícios são muitos, dentre eles: resistência muscular; melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular; ajuda a eliminar as gorduras localizadas; reduz o estresse; excelente atividade aeróbica e anaeróbica; gasto calórico de até 600 Kcal/hora.

Enquanto esporte, o ciclismo iniciou-se na Inglaterra em meados do século XIX, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. O esporte é regido por diversas regras e enquadra-se em quatro categorias, sendo estas: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha e BMX. O objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível. O praticante do ciclismo chama-se ciclista.

No Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, são elas: Cross Country, o Free Ride, o Down Hill

Durante a prática do ciclismo é fundamental o uso do capacete, para evitar bater a cabeça no chão, em uma eventual queda. O esporte apresenta risco de cortes, torções e fraturas nas pernas e nos braços. O praticante deve ter o cuidado de não forçar demais o seu ritmo para não prejudicar as articulações dos joelhos e tornozelos.

Além do capacete, outros equipamentos utilizados no ciclismo são: farol, garrafa de água, roupas confortáveis, como as de lycra, e tênis.

ATLETISMO

Corrida: umas das modalidades do atletismo.
Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Geralmente é praticado em estádios, exceto a maratona, que é uma corrida de longa distância.

O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C.

A corrida envolve estratégia, técnica e bom condicionamento físico do atleta. As corridas são divididas em curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo. A pista de corrida contém oito raias, com largura mínima de dez metros. A pista oficial de atletismo é composta de duas retas e duas curvas.

As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem o arremesso de peso, e lançamentos de martelo, disco e dardo. Esses são realizados dentro de áreas limitadas. Os lançamentos dividem-se em três partes: lançamento do martelo, do disco e do dardo.

As provas de salto dividem-se em: provas de salto vertical e de salto horizontal. As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo.

O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado. Além de estar presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo.






0 comentários: