BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Filmes que tematizam gênero e práticas corporais e esportivas

Gracie (EUA, 2007)
Diretor: Davis Guggenheim
Sinopse: Gracie Bowen tem 15 anos e é a única menina numa família com três irmãos que vive na cidade de New Jersey. Toda a vida de sua família gira em torno do futebol: seu pai e seus três irmãos são obcecados pelo esporte que praticam todos os dias, de manhã até a noite. Mas uma tragédia inesperada muda a vida de Gracie quando seu irmão mais velho e único protetor, Johnny, estrela do time de futebol da faculdade, morre num acidente de automóvel e faz com que ela inicie uma luta pelo direito de de todas as garotas jogarem em times de futebol competitivos.
Lirios D´Agua Naissance des pieuvres (França, 2007)
Diretora: Céline Sciamma
Sinopse: Num subúrbio de Paris, em pleno verão, três amigas de 15 anos praticam nado sincronizado e, enquanto convivem pelos corredores e vestiários da academia, despertam entre si os primeiros sentimentos de desejo, amor e violência. O nado sincrionizado é tomado como uma metáfora pois, na superfície, os rostos aparecem sorridentes mas abaixo da linha dágua há muito esforço para garantir tal aparência. Uma efervescência de movimentos nem sempre tão suaves e coordenados.

Jump In! (EUA, 2007)
Diretor: Paul Hoen
Sinopse: Izzy Daniels é um adolescente do Brooklyn que está se preparando para se tornar campeão de boxe, para realizar um sonho do seu pai. No entanto se interessa por um novo um novo tipo de esporte, que é uma variante e um aperfeiçoamento da antiga brincadeira de pular corda, agora como esporte competitivo com concurso ao final e tudo. O roteiro seja banal apresenta conflitos com o pai, que deseja que ele seja boxeador como ele, e com os colegas, que acham que a nova prática esportiva do garoto é coisa de mulher.

Treinando com papai The Game Plan (EUA, 2007)
Diretor: Andy Fickman
Sinopse: Narra a história de um jogador de futebol americano, solteiro e que descobre que tem uma filha de 7 anos, resultado de um último encontro com sua ex-esposa. A garota passa a morar com ele, o que faz com que tenha que se dividir entre treinos, festas e aulas de balé clássico, além de outras atividades as quais não está acostumado.
Murderball - Paixão e Glória Murderball (EUA, 2005)
Diretores: Dana Adam Shapiro e Henry-Alex Rubin
O documentário mostra as seleções de rugby de rúgbi em cadeiras de rodas dos Estados Unidos e do Canadá em busca de uma vaga na Para-Olimpíadas de Atenas, realizadas em 2004. Também aborda questões pessoais dos jogadores, que tem dificuldades para fazer atividades simples, mas que, ao mesmo tempo, se superam a cada jogo e transformam suas existências em uma grande prova de coragem, ousadia e expressão de virilidade.

Hooligans (EUA e Reino Unido, 2005)
Diretor: Lexi Alexander
Após ser expulso injustamente da Universidade de Harvard, Matt Bruckner decide ir para a casa de sua irmã em Londres. Lá ele faz amizade com seu cunhado que o apresenta ao submundo dos hooligans do futebol inglês. Logo Matt aprende a marcar seu território, através das amizades que desenvolve neste mundo secreto e violento marcado por representações de virilidade e masculinidade.

Ginga (Brasil, 2006)
Diretores: Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves
Sinopse: Documentário que narra pequenas histórias de 10 jovesn brasileiros cujo sonho é entrar no universo do futebol. dentre esses jovens encontram-se, duas mulher e um deficiente físico. O filme narra a ginga como um diferencial do futebol brasileiro.
Mauro Shampoo: jogador, cabelereiro e homem (Brasil, 2005)
Diretores: Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle
O documentário apresenta Mauro Shampoo, cabelereiro e ex-jogador de futebol que ficou famoso por jogar no Ibis Sport Club conhecido como o Pior Time de Futebol do Mundo. Permite a discussão de gênero em função da profissão do jogador que, culturalmente não está associada à masculinidade.
Clique aqui para assistir o filme

Os Reis de Dogtown Lords of Dogtown (EUA, 2005)
Diretora: Catherine Hardwicke
Sinopse: Nos anos 70 as ruas de Venice, na California, foram palco de uma revolução no mundo do skate. Um grupo de amigos decide levar os movimentos do surf para o skate, criando movimentos agressivos e sinuosos. Eles formam os Z-Boys, um grupo que na sua grande maioria é formado por jovens que levam uma vida difícil em casa. Treinando em piscinas vazias da cidade, eles aos poucos vão se tornando verdadeiras lendas dentro do universo do skate.

A luta pela Esperança Cinderella Mab (EUA, 2005)
Diretor: Ron Howard
Sinopse: Jim Braddock era considerado um prodígio do boxe, mas foi obrigado a se aposentar prematuramente devido a uma série de derrotas no ringue. Com os Estados Unidos em meio à Grande Depressão, Jim aceita viver de bicos para poder sustentar sua esposa e os filhos. Jim sempre sonhou com a oportunidade de retornar ao mundo do boxe e tem sua chance quando, devido a um cancelamento de última hora, é escalado para enfrentar o 2º pugilista na disputa do título mundial. Para surpresa de todos Jim vence três lutas consecutivas, mesmo sendo bem mais magro que seus oponentes e tendo ferimentos nas mãos. Ele passa então a ganhar o apelido de "Cinderella Man" e se torna o símbolo de esperança dos desprivilegiados da época.
Menina de Ouro Million dollar baby (EUA, 2004)
Diretor: Clint Eastwood
Sinopse: Frankie Dunn é um treinador de boxe que já conquistou vários títulos. É quando aparece em sua academia Maggie Fitzgerald. O problema é que Frankie nunca aceitou ser o treinador de mulher alguma. O relacionamento de ambos vai crescendo, enquanto Maggie trabalha duro para se sustentar e ajudar sua família. Após muito esforço ela consegue com que Frankie seja seu treinador. Os dois juntos conseguem muitas vitórias, Maggie se torna uma ótima lutadora, até que um acontecimento muda definitivamente o destino dessas duas pessoas.

Billy Elliot (Inglaterra, 2000)
Diretor: Stephen Daldry
Billy Elliot é um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé, que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma à dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai à sua nova atividade.
Damas de Ferro The Iron Ladies (Tailândia, 2000)
Diretor: Yongyooth Thongkonthun
O sonho dos atletas gays tailandeses Mo e Jung se realiza quando um novo treinador chega à cidade. Os rapazes, que sempre foram recusados ao tentar ingressar em outras equipes por serem homossexuais, conseguem finalmente montar o seu próprio time para o campeonato estadual que se aproxima. Com o auxílio de outro atleta, Chai, o único que não é gay, eles partem na busca de velhos colegas para o time. Agregam-se ao time, Nong, um homossexual enrustido do exército, Pia, a hilária tranxexual de um inferninho, Chat e Whit, rapaz não assumidode família tradicional japonesa. Mais três reservas, e gays, são recrutados pelo treinador Bee. As Damas de Ferro estão com tudo em cima. Forma-se então o time de transexuais e gays que veio a ficar famoso ao vencer o campeonato em 1996.Amores frustados, escapadas, intrigas, deboche, desafios: é extamente isso que os une. O relacionamento entre os atletas vai se solidificando através do esporte e fazendo com que eles vençam os obstáculos do preconceito, com talento, improvisos e muito bom-humor. Em 2002 foi produzido o "Dama de Ferro 2 - Os primeiros passos", uma continuação do primeiro filme.

Cartão Vermelho (Brasil, 1994)
Diretora: Laís Bodanzky
Sinopse: Fernanda gosta de jogar futebol com os meninos. Joga bem, dribla, faz gol. Mas, para essa moleca de 12 anos, o apogeu de sua intimidade com a bola é fazê-la voar reta, direta, até o saco dos meninos. Então, ela sorri. Certo dia, ela chega correndo para o bate-bola, atrasada, mas não encontra ninguém. Os meninos estão no esconderijo. Fernanda sabe onde é, mas nem imagina o que eles tramam!
Clique aqui para assistir o filme

Uma equipe muito especial A League of Their Own (EUA, 1992)
Diretora: Penny Marshall
Sinopse: Durante a II Guerra Mundial, com os homens lutando fora do país, é fundada nos EUA uma liga feminina de basebal, a All-American Girls' Professional Baseball League. Para montar um time, são procuradas garotas de diversas partes do país para jogar em Chicago. O esporte vai ajudar essas mulheres a superar uma fase difícil, e o treinador alcóolatra também verá uma chance de melhorar sua vida.

Onda Nova (Brasil, 1983)
Diretores: Ícaro Martins e José Antônio Garcia
Sinopse: O time Gaivota Futebol Clube é formado por garotas super amigas que jogam o jogo da vida com a mesma intensidade, alegria e energia que entram em campo. Amores, loucuras, desilusões, drogas, exercício da sexualidade e aventuras são temas recorrentes no filme cujo contexto se desenvolve no Rio de Janeiro dos anos anos 80.


Filmes que tematizam raça/etnia e práticas corporais e esportivas

Munique Munich (EUA, 2005)
Diretor: Steven Spielberg
Sinopse:Baseado em acontecimentos reais, o filme conta a história de um esquadrão do serviço secreto israelense designado para perseguir e matar 11 palestinos suspeitos de terem planejado o massacre ocorrido nos Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique, onde 11 atletas israelenses foram mortos.

Preto contra branco (Brasil, 2004)
Diretor:Wagner Morales
Sinopse: Uma tradição de três décadas é o ponto de partida do documentário Preto contra Branco. O filme discute o preconceito racial no Brasil, usando como referência um "clássico" do futebol de várzea entre moradores de dois bairros periféricos de São Paulo. Desde 1972, um grupo de moradores do bairro de São João Clímaco e da favela de Heliópolis, maior favela da América Latina, organiza um jogo de futebol de brancos contra pretos no final de semana que antecede o Natal. Em uma comunidade altamente miscigenada, composta basicamente por mulatos, a peculiaridade da partida é a auto-atribuição da raça pelo participante. Cada jogador se declara negro ou branco e "escolhe seu time". A equipe do documentário passou uma semana entrevistando personagens, acompanhando o dia-a-dia dos bairros, em um processo que culmina no jogo. Trata-se de um verdadeiro ritual, no sentido antropológico, que serve para atenuar as tensões raciais locais ao mesmo tempo em que acaba por revelá-las.

Um dia em setembro One day in september (Suiça/Inglaterra/Alemanha, 1999)
Diretor: Kevin MacDonald
Sinopse: Os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, foram palco de uma ação de terroristas palestinos que tomaram atletas israelenses como reféns. O documentário mostra o desenrolar do seqüestro, seu desfecho trágico com a morte de 11 atletas e suas conseqüências no combate ao terrorismo e na luta dos palestinos. São apresentas entrevistas com policiais que tentaram resolver o impasse, com parentes das vítimas e com o único terrorista vivo que participou da ação.

Jamaica abaixo de zero Cool Runnings (EUA,1993)
Diretor:Jon Turteltaub
Sinopse: o filme narra a história da primeira equipa olímpica jamaicana de 'bobsled'.Eles eram quatro atletas negros com um sonho impossível: competir nas Olimpíadas de Inverno em um esporte desconhecem - a corrida de 'Bobsled'! Apoiando-se uns aos outros para dar tudo por tudo, eles respondem ao desafio e tornam-se heróis - arrastando consigo toda a assistência aos jogos.

Olympia - Parte 1 e Parte 2 Olympia: Teil 1 - Fest Der Völker;Teil 2 - Fest Der Schönheit (Alemanha, 1938)
Diretora: Leni Riefenstahl
Sinopse: Olympia é um documentário épico no qual estão registrados os Jogos Olímpicos de Berlim. realizados em 1936. Polêmico, é, por vezes, criticado em virtude da ideologia que veicula. Financiado por Hitler, o filme contém, algumas seqüências que parecem apoiar o mito da superioridade ariana. O documentário consegue, porém, transcender a política e é, acima de tudo, um hino às proezas atléticas e à poesia do corpo humano em movimento. Olympia é um triunfo artístico. É considerado pela crítica mundial, insuperável na estética pictorial, além de estar entre os dez maiores documentários de todos os tempos.

Filmes que tematizam gênero, raça/etnia e práticas corporais e esportivas

Fora de Jogo Offside (Irã,2006)
Diretor: Jafar Panahi
Sinopse: mostra o universo feminino dentro do futebol, ilustrado pela história de uma garota que tem o sonho de ver no estádio o jogo entre Irã e Barein, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Alemanha. A entrada de mulheres no estádio, porém, é terminantemente proibida no território iraniano. Por essa razão, a garota tenta, por meio de vários disfarces, passar pela polícia e realizar o impossível em seu país.

O xadrez das cores (Brasil,2004)
Diretor: Marco Schiavon
Sinopse: Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Clique aqui para assistir o filme

Driblando o destino Bend It Like Beckham (EUA,2003)
Diretora: Gurinder Chadha
Sinopse: O sonho de Jesminder Bhamra é seguir o caminho de seu ídolo David Beckham e se tornar uma jogadora profissional de futebol. Entretanto ela enfrenta problemas em sua família, que deseja que ela siga os costumes indianos tradicionais, assim como sua irmã mais velha, Pinky. O confronto entre as partes chega ao ápice quando Jesminder é obrigada a escolher entre a tradição de seu povo e seu grande sonho.

O milagre de Berna Das Wunder von Bern (Alemanha,2003)
Diretor: Sönke Wortmann
Sinopse: O filme mostra duas histórias que têm como pano de fundo a Copa de 1954 e a consagração da seleção alemã na competição. No final da Segunda Guerra Mundial, uma família alemã é divida em duas. Depois de oito anos, o pai volta da Rússia e os problemas para se inserir na rotina de sua família ficam evidentes. A segunda história é sobre um repórter e sua esposa que cobrem o evento.
Promessas de um mundo novo Promises (EUA/Palestina/Israel, 2001)
Diretores: Justine Arlin, Carlos Bolado e B.Z. Goldberg
Sinopse: Retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio. Assistir futebol é um dos momentos que os une.

Duelo de Titãs Remember the Titans (EUA,2000)
Diretor: Boaz Yakin
Sinopse: Herman Boone é um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.
Estas dicas foram retiradas integralmente do site:http://www.esef.ufrgs.br/ceme/grecco/generoeetnia/filmes.html

0 comentários: