BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A origem da arte marcial chinesa


A discussão sobre a verdadeira origem das artes marciais chinesas não é mais uma incógnita; a despeito dos inúmeros fatos e personagens lendários relacionados com a história e as artes marciais chinesas, baseado em registros arqueológicos e históricos, é possível traçar uma linha sensata e coerente sobre a verdadeira origem do Kung Fu.

O povo chinês e seus aspectos culturais contam com aproximadamente 5.000 anos de existência, ainda que certo elementos sejam de caráter mitológico. Apesar dos registros arqueológicos sobre a China datarem dos períodos mesolítico e neolítico (artefatos de cerâmica e pequenas pedras em forma de faca e pontas-de-lança), mas a primeira estrutura social organizada sob forma de dinastia é a Xia (2100 a 1751 a.c.), datada entre os séculos 21 e 16 a.c., fundada pelo imperador Yu (2205 a 2197 a.c.).

Apesar de rudimentar, o conceito da arte marcial chinesa já se fazia presente através da utilização de armamento contra animais selvagens e confrontos entre tribos rivais; bastões de grande comprimento, lanças e machados feitos com madeira e pedra afiada. No final da dinastia Xia surgem os primeiros conceitos de combate corporal, chamado de Jiji (técnicas de ataque).

Com o surgimento da dinastia Shang (1751 a 1111 a.c.), os chineses passam a dominar a fundição do cobre, e posteriormente do bronze, aumentando o poderio bélico; lanças, machados e pequenas facas eram as armas mais preferidas.

Apesar do descobrimento da fundição, o maior desenvolvimento bélico se deu na dinastia seguinte; a dinastia Zhou .

A queda da dinastia Shang e a ascensão da dinastia Zhou (1111 a 1122 a.c.) se deu por muitas e muitas batalhas sangrentas. Os imperadores de ambas dinastias exigiam armas cada vez mais resistentes, sofisticadas e de grande poder de destruição, o que permitiu um grande desenvolvimento da tecnologia militar.

Neste período, várias armas diferentes foram criadas, como por exemplo : as primeiras armas que faziam uso de projéteis (balistas e catapultas) com fogo, mas talvez a arma mais popular das artes marciais chinesas; a espada reta.

A vitória dos Zhou permitiu um longo período de paz e prosperidade ao povo chinês e toda tecnologia de fundição com fins bélicos foi direcionada para o desenvolvimento e fabricação de instrumentos agrícolas e de uso diário. Tem-se registro de que neste período histórico surgem os primeiros eventos de demonstração e competição de técnicas e poderio militar / bélico.

Com o declínio do poder da dinastia Zhou , através de pequenas rebeliões internas e guerras civis, surgiram dois novos períodos históricos, a serem conhecidos como Chun Qiu (Período da Primavera e Outono) e Zhan Guo Shi (Período dos Estados Guerreiros).

Mais um período de grandes evoluções bélicas, as armas passaram a ser fabricadas em ferro, material mais durável, a cavalaria ganhou o apoio de carruagens e as balistas e catapultas passaram a contar com projéteis maiores e com maior poder de destruição.

Fonte:http://www.oficinadomovimento.com/ Acessado em 29/09/2009

0 comentários: