BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Exercício diminui perda de habilidades mentais


Em um novo estudo, idosos sedentários que começaram novos programas de exercício diminuíram seu índice de declínio cognitivo, especialmente no que diz respeito à habilidade de processar informações complexas rapidamente.

"Mesmo que você tenha parado de se exercitar, retome suas atividades," afirma a pesquisadora Deborah E. Barnes, PhD, mestre em saúde pública, da Universidade de Califórnia, em San Francisco, EUA. "A pior coisa é ficar sedentário".

Outros estudos já mostraram que adultos mais velhos que são fisicamente ativos vivenciam um declínio mais lento nas capacidades mentais, variando da recordação ao raciocínio, do que seus semelhantes sedentários.

Mas a maioria das pessoas, especialmente adultos mais velhos, não segue um padrão de exercício consistente ao longo dos anos, afirma Barnes. "Eles adoecem, ou tem compromissos com o trabalho, e param com os exercícios."

Para determinar o impacto das mudanças do nível de atividade física no índice de declínio cognitivo, Barnes e seus colegas acompanharam mais de 3 mil pessoas, de 70 a 79 anos de idade, durante sete anos. Do total, 21% dos participantes eram consistentementes sedentários, 12% mantiveram seus níveis de atividades, 26% tiveram níveis reduzidos, e 41% apresentaram níveis maiores ou flutuantes de atividades.

Os pesquisadores descobriram que pessoas que eram consistentemente sedentárias tinham as piores capacidades mentais. Em um teste padrão que mede a função cognitiva geral, inclusive a memória, atenção e resolução de problemas, "eles atingiam os piores níveis no começo e tinham o declínio cognitivo mais rápido," segundo Barnes.

Não surpreendentemente, pessoas cujos níveis de exercícios diminuíram consistentemente ao longo do período de sete anos também não iam bem no teste. Seu índice de declínio cognitivo era mais rápido que aquele das pessoas que tinham níveis de atividades estáveis, crescentes ou flutuantes.

"Pessoas sedentárias deveriam se envolver em atividades físicas ao menos ocasionalmente", Barnes aconselha. "Pessoas que são ativas devem manter-se ou aumentar seus níveis de atividades."

As descobertas foram apresentadas na Conferência Internacional sobre Doença de Alzheimer 2009 da Associação de Alzheimer.

Um segundo estudo mostra que exercícios podem ajudar a estender a vida das pessoas com doença de Alzheimer.

Estudos mostram que atividade física pode proteger contra o desenvolvimento da doença de Alzheimer, afirma Nikolaos Scarmeas, doutor em medicina da Universidade de Columbia em Nova York, EUA.

"Mas e depois que você tem a doença de Alzheimer? Isso afeta o prognóstico?", ele pergunta. Para descobrir, Scarmear e seus colegas acompanharam mais de 500 pessoas com doença de Alzheimer no período de três a quatro anos.

Comparados aos pacientes com Alzheimer que não se exercitavam nunca, aqueles que eram fisicamente ativos tinham de 44 a 59% menos chances de morrerem durante o período do estudo.
Quando o assunto é aperfeiçoar as habilidades mentais, nunca é tarde demais para começar a se exercitar.
"Mesmo uma pequena quantidade de atividade física - 30 minutos de exercício moderado, como pedalar, por semana - era associado a um risco menor de morrer," afirma Scarmeas.

Ronald Petersen, PhD, doutor em medicina, professor de neurologia da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota, EUA e presidente do Conselho Consultivo Médico & Científico da Associação de Alzheimer afirma que ambos estudos confirmam grandes benefícios dos exercícios para o cérebro.

"Nós recomendamos que uma pessoa idosa ou aqueles com doença de Alzheimer permaneçam fisicamente e mentalmente ativos," comenta Petersen. "É um pequeno investimento para um ganho potencialmente alto."

Fonte: Instituto de Psicologia e Psicanálise

0 comentários: